Pages

Este sou eu. Obrigado!

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Sou uma pessoa de personalidade, defendo minha opinião quando vejo que ela esta certa, mas é logico que estou pronto para ouvir a opinião de outros, acho que a maioria das pessoas que não se deixam ser manipuladas, são desse mesmo jeito e é isso que me resume.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relatório do vídeo de 1min.


O vídeo de um minuto foi colocado como a conclusão que tivemos depois do oficinão. Pensando em todas as oficinas, suas aulas e suas técnicas que não foram aprofundadas mas que podemos ter umas boa noção, podemos imaginar como será esse ano no criar, alem da aula que tivemos de roteiro que nos ajudou muito a pensar em como deveríamos começar esse vídeo que só durou um minuto mas que foi tão trabalhoso e empolgante de se realizar.
        O vídeo começou com a divisão dos Gs e a elaboração de uma historia coletiva, depois de muito conversar e de inúmeras idéias o G2, ao qual faço parte, entrou em um consenso de uma que englobava todas as idéias, o próximo passo foi uma das pessoas do grupo escrever o roteiro e assim um dos alunos de animação pode escrever o storyboard, enquanto era feita a divisão das outras pessoas nas demais ares.
        Nós tivemos bastante tempo de pré-produção, que nos ajudou a pensar bem nos cenários, figurinos, etc...
        Na minha opinião a parte mais difícil foi começar a gravar porque não prestamos atenção no storyboard nas primeiras cenas, esse foi um dos pontos que os educadores nos chamaram a atenção, por ter sido feito um storyboard com planos tão bons, nos não demos a devida atenção que merecias. Alem do fato de que não tínhamos um diretor e por isso todos tínhamos diversas opiniões a respeito dos planos que deveriam ser gravados.
        No final com o trabalho e a ajuda de todos nosso trabalho saiu melhor do que imaginávamos, e na hora em que estivemos com os educadores vimos que os elogios foram para nos parabenizar e as criticas para nos fazer crescer.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relatório do oficinão










O oficinão começou com a proposta de mostrar à nós educandos todas as áreas do audiovisual estudadas no Criar e assim “nos dar mais bagagem”. As oficinas foram divididas em Animação, Produção, Direção de arte (Cabelo & Maquiagem, Cenografia e Figurino), Captação (Câmera, Áudio e Iluminação) e finalmente Pós-Produção (Vídeos Interativos, Edição e Computação Gráfica) e no final de cada uma das oficinas houve uma atividade em grupo para fixar o que aprendemos.
       
        > Animação
“ A animação surgiu antes do cinema, animação imagens colocadas em sequencia,o cérebro se utiliza de uma falha que nos engana ao vermos as imagens, o animador trabalha com o storyboard em uma equipe.
* Aonde começou a animação.
* Até aonde foi a animação 2D.
* Animação digital.
        Ao final da aula o educador de animação fez uma animação em flash usando a opinião dos alunos.
       
        > Produção
“A produção e a área do audiovisual que amarra todas as outras áreas.
Tem que ser criativo para saber controlar e poder integrar e permear as áreas do audiovisual”.
* Diretor de produção, é o responsável depois do diretor.
* Produtor (investidor) consegue o dinheiro.
* Produtor executor.
* Produtor de platô/set “é quem faz o corre”.
* Produtor de casting/elenco é quem escolhe o ator com perfil.
* Produtor de locação é quem escolhe o local do cenário.
       
        > Direção de arte
“Uma linguagem de comunicação visual, arte maneira de se expressar, criar um clima, transmitir aquilo que você quer usando elementos (cenário, roupas, cabelo, etc...),você cria as referencias mas a percepção é do outro, manipula os sentimentos com isso.
* Direção de arte, parte visual.
* Cenógrafo.
* Cenotecnico, é o serralheiro, pintor, etc...
* Produtor de objetos.
* Figurinista.
* Maquiador.
* Contra-regra.
        Ao final da aula os educadores de Direção de arte pediram para nós tirarmos em grupo uma foto usando como exemplo vídeos e instruções que vimos na aula    .

       > Captação
“Hora do trabalho que a Pré-Produção começou ser capturado, capturar imagens e áudio”
* Diretor de fotografia
* Operador de câmera
* Assistentes de câmera, cuida dos cabos e fitas, etc...
* Logger, cuida dos cartuchos de gravação
* Foquista
* Graffer, chefe de elétrica/Iluminação
* Eletricista
* Maquinista, travillim/groa
* Técnico de som, junto com o microfonista cuida do áudio
* Microfonista, junto com o técnico de som cuida do áudio
        Ao final da aula os educadores de captação nos pediram para fazer um vídeo de um minuto dizendo como foi para nós chegar ao Criar

        > Pós-Produção
“Momento de dar os ajustes e retoques que são necessários, fazer a montagem das cenas e fazer a finalização do filme”
        Os educadores de pós-produção mostraram; trabalhos de turmas antigas do Criar, aonde podemos encontrar exemplos no mercado de trabalho, aonde se aplica o trabalho deles em uma produção, nos mostraram trabalhos importantes que eles já fizeram e nos explicaram como surgiram as ares que compõem a pós-produção.
        Ao final da aula os educadores de pós-produção nos deram um storyboard e nos pediram para montar uma propaganda no computador trabalhando e montando somente os desenhos do storyboard.

        Para finalizar o  oficinão, depois da apresentação das oficinas e de seus exercícios em grupo, tivemos uma palestra com uma roteirista, de como se construir um roteiro e da diferença de um roteiro de doc. e um roteiro de ficção.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Relatório da releitura de “O Invasor”

A releitura foi feita por oficina e começou com a discussão em grupo sobre a cena do filme, depois os atores ensaiaram enquanto esperávamos as câmeras. Enquanto eram gravadas as cenas o grupo permaneceu no cenário assistindo a gravação e se mostrou unido em todo tempo até mesmo na única dificuldade, mas que não foi culpa nossa, e sim porque as’’baterias viciadas’’ não colaboraram.
Foi uma experiência única e bem trabalhosa, gravamos com uma câmera mini DV e tivemos que gravar na ordem que seria exibido, não podemos utilizar programas de edição e nem mesmo computadores.
Todos demos opiniões e isso ajudou nessa gravação que acredito que o grupo todo gostou tanto.